EM na novela A Regra do Jogo, da Rede Globo

                                                                                       .

 

EM na Novela Regra do Jogo

 

As novelas estão entre as principais formas de entretenimento no Brasil e, mais do que isso, fazem parte da nossa cultura nacional de massa. Ao longo dos anos e por meio de diversos personagens, temas do cotidiano relacionados à doença ou à saúde em geral já ganharam espaço e notoriedade nacional por meio das novelas. Recentemente, um dos principais personagens da novela A Regra do Jogo, da Rede Globo, Romero Rômulo – interpretado por Alexandre Nero – foi diagnosticado com esclerose múltipla.

 

Essa pode ser uma boa oportunidade para aumentar o conhecimento sobre a doença na população em geral. Pensando nisso, criamos uma página para que você possa acompanhar curiosidades, dados científicos e o cotidiano da esclerose múltipla retratados na novela.

 

Mas, não se esqueça! A telenovela é uma ferramenta de entretenimento, potencializada pela dramatização, como afirmou o neurologista Tarso Adoni, em entrevista ao Programa Bem-Estar, também da Rede Globo. Isso significa que, possivelmente, nem sempre a relação do personagem com a sua doença será igual à da maioria das pessoas com EM.

Confira os posts!

 

Sobre a Esclerose Múltipla 

A doença é neurológica, autoimune e crônica – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio Sistema Nervoso Central, provocando lesões inflamatórias cerebrais e medulares1 e 2. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos3.

O diagnóstico é basicamente clínico e deve ser complementado por ressonância magnética. Os sintomas mais frequentes são fadiga, formigamento, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, problemas sexuais e incontinência urinária4 a 8.

Para saber mais acesse: http://esclerosemultipla.novartis.com.br/

EM na Novela Regra do Jogo

Esclerose Múltipla na Novela Regra do Jogo
Classificado como:

Comente e ficaremos felizes