IMG-20150915-WA0006DIETA PASTOSA E Esclerose Múltipla

Quando é prescrita a dieta pastosa ao paciente, o surgimento de dúvidas por parte de familiares, cuidadores ou responsáveis pela alimentação, é muito comum e compreensível. Como muitos dos vários termos técnicos utilizados corriqueiramente pelos profissionais da saúde, que por vezes esquecem de “traduzi-los” e, assim, geram uma carga maior de preocupação referente à alimentação.
A dieta pastosa – caracteriza a consistência dos pratos e alimentos, onde todos deverão ter textura cremosa, pastosa, macia, alimentos na forma de papa ou purê. Em pacientes com Esclerose Múltipla (EM) é indicada nos casos de disfagia moderada/grave, pois facilita a mastigação e a deglutição.
Alimentos e preparações permitidas: purês, cremes, mingau, iogurte (sem pedaços), frutas amassadas, purê de frutas (raspadas e sem casca), arroz empapado, massa bem cozida (cabelinho de anjo), molhos passados no liquidificador, polenta mole, leite, pão de forma macio e sem casca, sucos (não muito diluídos), caldo de feijão, flan, pudim, vegetais bem cozidos, carne moída ou desfiada, ovo pochê ou omelete, entre outros.
Líquidos – caso o paciente engasgue muito com os líquidos é indicado espessá-los (engrossá-los). Há no mercado uma variedade de espessantes que podem ser adicionados aos líquidos com propriedade de engrossá-los sem alterar o sabor.
E que tal fazer uma receita gostosa, saudável, nutritiva, com jeito de sobremesa de chef? E ainda de consistência pastosa? Todos vão amar, pacientes com EM ou não!
MOUSSE DE CHOCOLATE FUNCIONAL
INGREDIENTES
Abacate maduro – 1 unidade
Cacau em pó puro – 4 colheres de sobremesa
Mel – 4 colheres de sobremesa
Canela em pó – 1 colher de chá
MODO DE PREPARO
Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo. Colocar em taças individuais. Levar à geladeira por 2 horas. RENDIMENTO: 4 porções
BENEFÍCIOS
– O abacate é rico em gordura poli-insaturada, gordura saudável que ajuda a controlar os níveis de colesterol do sangue. Em combinação com as propriedades antioxidantes do cacau, combatem a ação dos radicais livres, evitando doenças e o envelhecimento precoce.
– O cacau também é rico em um aminoácido chamado triptofano, que é percursor da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, combatendo a depressão e ansiedade.

image

 

 

BEIJOS!!!!

IMG-20150911-WA0048

 

Thaís Bonotto

Nutricionista

DIETA PASTOSA E Esclerose Múltipla

Comente e ficaremos felizes