“Você está querendo dizer que eu posso virar uma samambaia? É isso?”

Esclerose Múltipla na Novela a Regra do Jogo
Esclerose Múltipla na Novela a Regra do Jogo

 

 

 

Ao receber o diagnóstico da esclerose múltipla , a reação de Romero Rômulo não foi das melhores. De imediato, a personagem associou a doença a “virar uma samambaia”, referindo-se à possibilidade de um estado vegetativo.

Mas você sabia que nem mesmo a cadeira de rodas é uma sentença na esclerose múltipla?

 

Uma pesquisa global, encomendada pela Novartis, confirmou que metade do público (52%) em geral, sem a doença, associa a doença com uso de cadeira de rodas, o que, de fato, afeta somente 17% das pessoas com esclerose múltipla1.

 

Então, o que fazer quando o diagnóstico da esclerose múltipla chega?
Infelizmente, esse desespero momentâneo com o diagnóstico da esclerose múltipla ainda é comum. Porém, oDoutor em Neurologia pela Universidade de São Paulo (USP), Thiago Junqueira, esclarece que “informar-se a respeito da doença é o primeiro passo”. Depois de entendê-la, outro conselho do médico é que o paciente “não a encare como algo maior do que ele mesmo”.

 

Confira o post

 

Sobre a Esclerose Múltipla 

A doença é neurológica, autoimune e crônica – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio Sistema Nervoso Central, provocando lesões inflamatórias cerebrais e medulares2,3. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos4.

 

O diagnóstico é basicamente clínico e deve ser complementado por ressonância magnética. Os sintomas mais frequentes são fadiga, formigamento, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, problemas sexuais e incontinência urinária5,6,7,8,9.

 

Para saber mais, acesse: http://esclerosemultipla.novartis.com.br/

 

Disclaimer

Esta ação tem como objetivo exclusivo a disseminação de informações científicas sobre a esclerose múltipla de acordo com os temas publicamente levantados pela novela A Regra do Jogo. A Novartis não se responsabiliza por possíveis distorções no compartilhamento desses conteúdos

 

Referências
1. Resultados de uma pesquisa global com pacientes de EM e público em geral, encomendada pela Novartis em 2015. Dados em arquivo.

2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0001747/. Accessed March 2015.

3. http://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis/MS-Symptoms. Accessed March 2015.

4. http://emsp.org/multiple-sclerosis/ms-fact-sheet. Accessed March 2015.

5. http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/Scientific_guideline/2015/03/WC500185161.pdf. Accessed March 2015.

6. Filippi M et al. Association between pathological and MRI findings in multiple sclerosis. Lancet Neurol. 2012 Apr;11(4):349-60.

7. Kutzelnigg A et al. Cortical demyelination and diffuse white matter injury in multiple sclerosis. Brain. 2005 Nov;128(Pt 11):2705-12.

8. Sormani MP, Arnold DL & De Stefano N. Treatment effect on brain atrophy correlates with treatment effect on disability in multiple sclerosis. Ann Neurol. 2014 Jan;75(1):43-9.

Diagnóstico de Esclerose Múltipla na novela Regra do Jogo “Virar uma Samambaia”.

Comente e ficaremos felizes