Conheça a esclerose múltipla

Conheça a esclerose múltipla

A esclerose múltipla é a principal doença imunológica do Sistema Nervoso Central (SNC). Ela acomete o cérebro e também a medula espinhal, por meio de lesões inflamatórias que podem ser leves ou intensas, e que podem levar à ruptura da fibra neural, responsável pelo impulso nervoso. Na prática, isso significa que a esclerose múltipla é uma doença de caráter inflamatório e neurodegenerativo, uma vez que ela lesa e rompe o neurônio. Estima-se que 2,3 milhões de pessoas no mundo vivem com esclerose múltipla.1

A esclerose múltipla se manifesta quando o organismo confunde as células saudáveis do Sistema Nervoso Central (SNC) com células que apresentam algum tipo de perigo e, então, as combate, o que provoca as lesões cerebrais e medulares. A esclerose múltipla é, portanto, uma doença crônica e autoimune. 2

Por ser uma doença crônica e neurodegenerativa, o paciente com esclerose múltipla tem uma perda de volume ou de massa cerebral mais acentuada ao longo da vida em relação a pessoas sem a doença. Essa perda de volume ou massa pode ser de três a cinco vezes maior2,3, podendo ocasionar maior grau de atrofia cerebral, que prejudica a capacidade física e cognitiva do paciente com esclerose múltipla.

 

Fonte: http://esclerosemultipla.novartis.com.br/conheca-a-esclerose-multipla/

 

Referências
1. Who Gets MS? National Multiple Sclerosis Society. Disponível em http://www.nationalmssociety.org/What-is-MS/Who-Gets-MS. Último acesso em setembro de 2014.
2. Site do National Institutes of Health (NIH). Disponível em http://www.ninds.nih.gov/disorders/multiple_sclerosis/multiple_sclerosis.htm. Último acesso em dezembro de 2015.
3. Popescu V et al; on behalf of the MAGNIMS Study Group. Brain atrophy and lesion load predict long-term disability in multiple sclerosis. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2013 Mar 23.

 

Conheça a esclerose múltipla

Comente e ficaremos felizes