3008

Oi gentes, tudo bem com vocês?

Como passaram o dia?

Quem acompanha o dia a dia dos pacientes que tem Esclerose Múltipla deve ter visto toda a mobilização que rolou esse mês de Agosto, não é mesmo?

Pois bem… vocês devem estar se perguntando porque o dia de hoje é tão importante pra gente <3

Dia 30 de Agosto, há 11 anos, é considerado o dia Nacional da Conscientização da EM no Brasil. Sim, nós temos um dia só nosso! Porém, apesar disso, ainda temos um caminho muito grande a trilhar. A estrada rumo a conscientização, o respeito, a humanização e o rompimento dos preconceitos que rondam a patologia ainda é grande.

O dia é importante porque somos vistos. Muitos pacientes vão a TV, aos jornais, as revistas, ou até mesmo em suas próprias redes sociais, e se sentem seguros em falar sobre o que tem e o que sentem. Literalmente pintamos o Facebook de laranja!

Sabemos que a EM pode ser invisível para alguns e isso faz com que muitos pacientes escolham esconder tudo que sentem e até mesmo que tem a doença.

Bom, o mais importante é deixar claro que assim como a EM, somos múltiplos e todas as opiniões e comportamentos são bem vindos. Mas ter um dia voltado a conscientização é importantíssimo. Precisamos mostrar a população que estamos aqui, existimos e estamos mais próximos do que se imagina. Trabalhamos, temos família, somos mães, pais, fazemos atividade física, andamos de transporte público… enfim, respeito é a palavra de ordem. Quando se tem respeito, se tem tudo.

 

Eu tive um dia incrível, sabe? Contei lá no @Esclerousada https://www.facebook.com/esclerousada como foi conversar com os acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora e contar um pouco da minha história. Fico na certeza de dever cumprido pelo simples fato de os terem feito refletir a respeito da humanização ao dar um diagnóstico tão difícil como da Esclerose. Ver naqueles olhos o interesse pela minha história fez valer qualquer sentimento ruim relacionado ao retorno aqueles dias tão difíceis, quando eu soube que era portadora.

Espero que tenham gostado!

Vem comigo <3

#Esclerousada

 

30 de Agosto: porque esse dia é tão importante para o paciente de Esclerose Múltipla?

Comente e ficaremos felizes